SUSE Linux e suas versões


Fala pessoal de TI, como estão ?

A pedido de um cliente, precisei instalar e configurar um ambiente com SUSE Linux. O ambiente era pequeno e sem muita criticidade.

Como normalmente não trabalho com a distribuição, foi necessário então ler a documentação e pesquisar por melhores praticas de implantação, configuração e administração.

No meu caso não havia duvida em qual usar, uma vez que o cliente possui a assinatura Enterprise, mas ao fazer estas pesquisas e ler a documentação, descobri que há outras duas opções disponíveis.

 

Tumbleweed – Versão com atualização constante de pacotes.

O Open Suse Tumbleweed não é uma versão de testes, mas sim uma versão de lançamento contínuo voltada para colaboração. Então usuários avançados e desenvolvedores são os maiores interessados nesta versão.

Todas as vezes que um novo software é atualizado e ou integrado, passa por uma bateria de testes até estar estável e então é disponibilizado para uso, seja em uma ISO atualizada ou por Updates regulares.

Há apenas a ressalva de uso por aqueles que dependem de drivers gráficos. Como o Kernel é constantemente atualizado, então se faz necessário as atualizações constantes de drivers. Então se você usa softwares gráficos e não tem intimidade com atualizações manuais de drivers, prefira a versão LEAP.

Você poderá fazer o download da versão Tumbleweed através DESTE LINK.

Toda a documentação sobre o Open Suse está disponível NESTE LINK.

 

Leap- Versão com lançamento regular.

É uma versão com lançamento anual, sem mudanças significativas até o lançamento seguinte.

Todas as atualizações de segurança são regulares, mas pacotes e kernel não são.

O Kernel desta versão é compartilhado com a versão Enterprise, ou seja, mudanças de arquitetura esta diretamente ligada ao lançamento de cada nova versão.

Você poderá fazer o download da versão Leap através DESTE LINK.

Toda a documentação sobre o Open Suse está disponível NESTE LINK.

 

SUSE Linux Enterprise Server – Solução completa para o mundo corporativo.

O SUSE Linux Enterprise Server é o produto projetado para cargas de trabalhos criticas, compatível com uma lista enorme de plataforma de hardwares e homologado para os principais hypervisors do mercado.

O pacote corporativo conta ainda com o SUSE Manager, uma poderosa ferramenta de administração, provisionamento monitoramento de servidores.

Você poderá fazer o download da versão de avaliação do SUSE através DESTE LINK

Toda a documentação sobre o SUSE Linux Enterprise Server esta disponível NESTE LINK.

Derivados

Existem ainda algumas dezenas de distribuições derivadas. No próprio site do Open Suse, há um link para conhecer algumas dessas derivações.

Algumas estão listadas nesta WIKI, dentro do site.

É isso

Bons estudos e até o próximo post.

Dúvidas/Sugestões/Reclamações: ricardo.santos@adminderedes.com.br